Relato
Esse é um claro momento de que algo do passado aparece no presente. “Obedeça e seja assim, senão continuaremos te puxando.” E aí a rebeldia de não ser puxado é fazer outras coisas ao invés de seguir firme naquilo que está sendo dito e que se deseja.
Teoria
Nas terapias corporais de Keleman, firme e firmeza são palavras que aparecem bastante. Ou seja, você tem que ser firme não só de pensamento, mas firme de corpo, firme de integridade interna, firme de poder (não poder que overrule os outros, mas poder que comanda a si mesmo), firme de força. Como disse uma mentora, existe diferença entre poder e força. Poder é você comandar algo e aquilo acontecer, e comandar algo dentro de si e aquilo acontecer. Força envolve recrutar – o poder também recruta, mas o poder ele recruta de um nível onde algumas já fluem sem esforço, as coisas acontecem com força, mas sem esforço. Essa é a diferença entre um poder vazio e um poder cheio, o poder cheio veio de um lugar de autoridade – autoridade é algo percebido. E podemos falar tanto do interno quanto do externo. Você comandar algo de você mesmo e obedecer significa que você exerce poder sobre si mesmo, e recruta força dentro de si. Quando é sobre o externo, você recruta força e esforços do outro naquela direção.
O poder ser exercido passa pelo uso da força, não no sentido comumente usado por essa expressão, mas passa pelo uso da energia, a força na definição da física é toda interação ou agente externo capaz de alterar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, bem como produzir deformações materiais. Ou seja, a força é algo que altera o estado.
Se um pensamento tem poder – poder de fazer você acordar hoje e seguir o horário que se propôs, isso passa por alterar possíveis estados musculares e mentais do seu corpo para te colocar em movimento numa direção específica. Colocar numa direção específica significa não colocar nas outras – como disse Bert Hellinger, podemos incluir tudo o que não se faz ou que não se é quando se faz algo, ou seja, quando se coloca força numa direção, é possível com a alma incluir todas as direções que não são tomadas ao mesmo tempo. E só de eu fazer exercício minha respiração se torna plena. Isso também envolve fazer o que se tem que fazer e ser menos apegado aos pedaços de ego, e em termos mais religiosos e até de Hélio Couto, passa por fluir com o Todo (aquilo que muitas vezes chamamos de Deus, mas que gosto mais da definição do Budismo do que da Católica).
Voltando, pensamento é um poder que produz forças, quanto mais encarnado se está no corpo, mais a força acontece sem esforço. Mas espera, precisamos definir melhor essas palavras, porque para cada um essas palavras podem significar coisas diferentes.
Esforço para mim é pegar o corpo num estado de massinha de pizza, bem mole que cai por entre os dedos toda vez que se pega, ela escorre viscosamente por entre os dedos e não importa como você mexa, um pedaço acaba escorrendo por entre os dedos, e é frustrante.
A palavra fazer um esforço de algo que preciso fazer passar por essa imagem interna como se meu corpo fosse aquela massa de pizza, e falo, ok, agora preciso fazer a tarefa X do projeto Y, eu penso num esfoço “Aih que saco, vamos lá e pego a massa de pizza e coloco na frente do computador, e ela escorre e quase que se espatifa. Esse é o esforço para mim.
Então que tipo de autoimagem e crenças se passa por mim para eu não conseguir fechar a mão do meu próprio corpo e eu não ser mais próximo de uma massa de modelar que tem firmeza, e que quando você molda ela numa forma na frente do computador ela se mantém naquela forma.
E isso se passa por amor, aqueles pedaços da massa que caem entre os dedos estão amando outras coisas, outros familiares, outras pessoas, pode ser um amor não purificado, um amor que subtrai da minha própria caminhada, das coisas que posso conquistar.
E recrutar os pedaços escorridos da massa e falar volta para cá, volta para mim e para meu corpo, volto para a direção que temos que percorrer passa por dor.
Talvez por isso eu me joguei nuns trabalhos no começo da minha carreira, joguei a massa, eu mesmo para o pizzaiolo, para uma empresa de consultoria de tecnologia, e falei, bom, aí você decide se a massa é oval, é fina, grossa, redonda, e eu vou dar um jeito de me organizar nesse formato.
Isso parece que é o movimento total do sistema da Terra com todas as alminhas e massinhas que aqui chegam. Até aprender a serem mais amorosos, mais responsáveis, menos submissos ao prazer e as vontades internas. Muitas pessoas de esquerda falam sobre como o capitalismo é ruim, e realmente, como disse Yuval Harari, por enquanto é o melhor sistema que encontramos, mas daqui para frente ele vai enfrentar vários desafios, e como podemos pensar num capitalismo mais adequado?
Como diz Helio Couto, vocês acham que num planeta de seres mais elevados eles fazem o quê? Eles trabalham, eles servem, eles estudam, eles se desenvolvem. Servir é uma linda palavra, você pode servir ao criar uma filha/o, ao viver uma vida a dois, ao oferecer um jantar para os amigos, ou comprar um chocolatinho para um colega que te ajudou, servir passa por várias formas. Eu escrever isso aqui publicamente é um servir. Pode não ser o servir mais organizado e mais benéfico, mas é um caminho. O Hélio Couto também diz que nos mundos mais elevados cada um serve dando seu 100%, o de algumas pessoas é 40, ou de outras é 60, ou de outras 80, mas se a pessoa de 40 dá 40, ela está dando seu 100%, e isso é o que importa. Inclusive, isso é o principal motivo das pessoas não se sentirem realizadas, realização, não que seja algo permanente, mas depois entramos mais nisso, realização é você dar seu 100% com algo alinhado com seus valores. Procurando no dicionário, realização é o ato ou efeito de tornar algo real, concreto ou efetivo. Vem do latim realis – abrange a execução de um plano, a satisfação de um objetivo de vida. E a realização vai passar por fazer algo nos seus 100%.
Sobre os 100% temos coisas importantes para falar dele. No próximo post.
Continuação do Relato – não é necessário para o texto fazer sentido
O que eu estou tentando fazer profissionalmente?
Criar prosperidade e plenitude para as pessoas e para a sociedade. É isso que me motiva.
Como vou usar o meu intelecto e as minhas características represadas para criar prosperidade e plenitude para as pessoas?
E os trabalhos que vão aparecendo no meio do caminho que têm a ver com outras áreas do mercado que são importantes para o bem-estar terreno das pessoas, mas não necessariamente são negócios fundamentais.
Onde o prazer, o lazer, entram no bem-estar mundando e onde ele se encaixa na importância disso para esse mundo? Compras de aparelhos tecnológicos ou de roupas vs serviços de saúde de qualidade?
Serviços de importação, vs serviços de criação e produção.
Pensamentos aleatórios por enquanto.
Qual é meu modelo mental que eu não consigo me aplicar para uma vaga remota nos EUA?
Vou ganhar bem – quero ganhar bem
Vou trabalhar com pessoas remotas – meu braço esquerdo vai tentar se encaixar, mas sem o meu corpo, como se o braço esquerdo fosse puxado como uma vara de anzol.
Emocionalmente, como é meu modelo mental – desespero – quero o trabalho que paga bem. Tem um cabo de guerra dentro do braço, projetando algo antigo dentro do trabalho e para esse algo antigo o sentimento é dentro de mim não me importo – não me importo com o que você está pedindo – quem e o que está sendo pedido – quem está pedindo eu não sei, pai, mãe, avó, outra avó, familares, não sei, mas o que está sendo pedido é que você, eu no caso, jogue sua identidade fora e faça o trabalho como comandado. Obedeça.
Quem é minha identidade que estou jogando fora? É divertida, colorida, alegre, criativa, que consegue pensar em muitas coisas diferentes – mas que não quer ser quadrada. Consigo aprofundar conhecimento ou ser criativo é pensar em várias coisas e acabar não realizando? Ser criativo e realizado. Ambos são importantes
Deixe uma resposta